Muitas rotinas de skincare funcionam de forma ineficaz porque as pessoas não conhecem o seu tipo de pele. A forma mais indicada de descobrir qual é o seu tipo de pele e do que ela precisa é procurar um profissional da dermatologia. No entanto, é possível iniciar essa descoberta por conta própria.
Para entender melhor o seu tipo de pele em casa:
Pele seca: Após a lavagem, você pode sentir a pele repuxando ou perceber uma textura seca. Geralmente, ela apresenta um aspecto opaco, áspero ou até mesmo escamoso.
Pele oleosa: No início, a pele pode parecer limpa e sem brilho, mas, em poucas horas, a oleosidade começa a aparecer. Um teste simples é pressionar um lenço de papel no nariz: a oleosidade ficará evidente.
Pele mista: Geralmente, caracteriza-se por uma zona T (testa, nariz e queixo) que fica oleosa ao longo do dia, enquanto as bochechas permanecem normais ou mais secas. Essa diferença se torna bem visível com o passar das horas.
O aparecimento da acne é mais frequente em peles oleosas e mistas. Por isso, é indicado usar produtos não comedogênicos, que não bloqueiam os poros nem causam erupções.
Produtos muito agressivos ou com álcool na composição devem ser evitados. Apesar de parecerem benéficos no início, eles podem ressecar a pele, o que estimula a produção de mais sebo. Optar por maquiagem à base de água também é uma alternativa mais segura do que produtos à base de óleo.
Para controlar o excesso de oleosidade durante o dia, lenços umedecidos podem ser úteis. Contudo, se o problema for muito intenso, a melhor solução é consultar um especialista.
E agora, você já consegue identificar qual é o seu tipo de pele?
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade