Existem fatores subestimados quando o assunto é aparecimento da acne, e o estresse é um deles. Em momentos de muita pressão, a acne causada pelo estresse pode surgir repentinamente, e nesses casos o tratamento se torna um pouco mais desafiador, já que a saúde mental é o fator desencadeante.
O estresse crônico pode ativar a liberação de um hormônio chamado hormônio liberador de corticotropina (CRH) que estimula a produção de sebo como uma resposta ao estresse, o que pode levar a erupções. O CRH também estimula a produção das citocinas IL-6 e IL-11, substâncias que contribuem para processos inflamatórios.
Embora o estresse não seja a causa direta da acne, ele contribui para o aumento de hormônios, como o CRH e o cortisol, que podem agravar o quadro.
O tratamento
O primeiro passo para tratar a acne por estresse é procurar um dermatologista para entender as necessidades da sua pele. A indicação é que você use produtos específicos para pele acneica e não comedogênicos.
O estresse pode levar ao hábito de cutucar a pele, o que deve ser evitado, pois agrava a acne e pode causar manchas.
Além do uso de produtos específicos, adotar hábitos saudáveis é essencial para prevenir a acne e aliviar o estresse. Alguns exemplos incluem:
O tratamento da acne começa de dentro para fora. Cuidar da saúde mental é fundamental para melhorar também a saúde física.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade